Conheça a história do município de Breves

Seja bem-vindo a cidade de Breves!





Breves é um município do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Marajó. Localiza-se no norte brasileiro ao sudoeste na Ilha de Marajó. 
Em 19 de novembro de 1738, o capitão geral do Pará, João de Abreu Castelo Branco, concedeu aos irmãos portugueses Manuel Fernandes Breves e Ângelo Fernandes Breves uma sesmaria, localizada às proximidades do rio Parauaú. Com a instalação de um engenho, o lugar passou a ser chamado de “Engenho dos Breves”, em homenagem aos seus fundadores. Em 25 de outubro de 1851 foi criado o município de Breves.

A lei Estadual, nº. 1122, de 10 de novembro de 1909, concedeu definitivamente foro de cidade à sede do município. Atualmente o município de Breves é constituído pelas sedes e os distritos de Antônio Lemos, Curumú e São Miguel dos Macacos

Baseada no extrativismo, destacando-se açaí. Na agricultura, destaca-se agricultura familiar. Na pecuária, destaca-se gado, búfalo e suínos. O município possui agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Estado do Pará – Banpará e Banco Bradesco S/A. Possui ainda correspondentes bancários como Banco Postal (Banco do Brasil) e Banco Popular do Brasil (Banco do Brasil).


Fonte: Prefeitura Municipal de Breves